terça-feira, 19 de julho de 2011

Noticias

"Dão apoia candidatura do queijo Serra da Estrela





A Associação para a Promoção da Região do Dão (APRDÃO) organizou um jantar temático, na Casa Museu Cabral Metelo, juntando o vinho ao queijo Serra da Estrela.

Deste modo a associação procurou também colaborar na eleição do queijo Serra da Estrela DOP, como uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal.
Ana Álvaro da APRDÃO apelou para que todos os presentes no jantar votassem no queijo Serra da Estrela que passou à final das 7 Maravilhas, sendo o único queijo nacional que integra o lote dos 21 finalistas.

Pedro Couceiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela, que esteve presente no evento explicando as vantagens de se comer aquele produto de exceção, revelou que, para além da confraria, que é quem promoveu a candidatura ao concurso, apenas 10 dos 18 municípios que fazem parte da região demarcada apoiaram a candidatura.

Na sua opinião existem “alguns bairrismos que não são saudáveis”. Trata-se de “bairrismos mais específicos, relativamente ao queijo de um determinado concelho, em relação a outro, que penso não se deve entrar por esse caminho, que não nos leva a lado nenhum”.

Adiantando que a confraria irá realizar no próximo dia 14 deste mês em Celorico da Beira, um encontro com os autarcas da região em mais uma iniciativa de promoção da candidatura. Já no dia 22 julho vai ser transmitido na RTP um programa em direto da Torre na Serra da Estrela também com esse objetivo.

Frisa que o queijo Serra da Estrela “tem características de sabor, ancestrais, história”, assim como uma “grande importância económica para esta região”.

Tem esperança que o queijo seja um dos sete finalistas, referindo que “algumas sondagens que têm sido feitas têm dado o queijo dentro deste grupo, e esperemos que se mantenha assim até ao final”.

A concluir apelou a todos os apreciadores do queijo da serra que façam a sua votação por SMS, correio electrónico ou por telefone até 7 de setembro, dia em que serão revelados os 7 eleitos."



in Diário As Beiras.pt

1 comentário:

  1. Vamos torcer para que ganhe e com isso façam chegar ao Rio de Janeiro tão rara e nobre iguaria em quantidade, para o preço ser mais acessível. Mercado existe.

    ResponderEliminar